Dúvidas Frequentes – Transporte

Dúvidas Frequentes – Transporte

Dúvidas frequentes sobre Transporte Rodoviário.

Muitos passageiros já devem ter reparado que existem diferenças de temperatura dependendo da poltrona escolhida. Existe um motivo para isso, e a Viação Sertaneja explica como funciona o sistema a seguir:

  • Os ônibus são programados para manter a temperatura do ar condicionado em 22º.
  • O sistema de ventilação fica localizado no centro do corredor. Consequentemente, a parte central do ônibus fica mais fria. Portanto, se você gosta de temperaturas mais baixas, procure comprar a sua passagem entre as poltronas 13 e 24.
  • Na parte de trás do ônibus, além da maior distância para a central de ventilação, é onde fica localizado o motor. Como ele esquenta, a tendência é que a temperatura fique mais elevada nesta parte. Por isso, da poltrona 33 pra trás, a temperatura pode ficar mais alta.
  • Assim, a melhor forma de viajar em uma temperatura adequada é comprar as poltronas da frente do ônibus, onde não há fontes de calor.
  • O sistema de temperatura não possui calefação. Ou seja, caso o motorista ligue o ar condicionado em um dia frio, mesmo programando a temperatura para 22º, a tendencia é que o interior do ônibus fique mais frio que a parte externa.
  • Por conta do tamanho dos ônibus, em dias de calor extremo, próximo a 40º, dificilmente o sistema conseguirá manter a temperatura nos 22º, durante toda a viagem.
  • Quando necessário, os motoristas acionam o ar condicionado antes de iniciar o embarque, para que a temperatura seja reduzida no momento da entrada dos passageiros, trazendo mais conforto para todos.
  • O sistema de ar condicionado passa por manutenção preventiva e higienização constante, eliminando fungos e bactérias.

Agradecemos a preferência!

Nas agências informatizadas:

  • Dinheiro
  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito

Parcelamos em até 5 vezes, sem juros, no cartão de crédito, nas seguintes condições:

  • Em até 3 vezes – Parcela mínima de R$ 50,00
  • Em até 4 vezes – Parcela mínima de R$ 60,00
  • Em até 5 vezes – Parcela mínima de R$ 80,00
  • Cartões aceitos para parcelamento: Visa, Martercard, Elo e Cabal.

    Agências manuais (Auxiliares de viagem – venda em trânsito, embarcada):

    • Dinheiro

 

Venda online

  • Cartão de débito
  • Cartão de Crédito
  • Gentileza consultar condições de parcelamentos diretamente no site.

O voucher emitido no ato da compra pela internet, não concede o direito de embarque, o mesmo deverá ser trocado, mediante a apresentação de documento oficial do passageiro, pelo bilhete de embarque, em qualquer de nossas bilheterias, com pelo menos meia hora de antecedência do horário previsto de embarque.


Nossos clientes tem a opção de adquirir passagens por meio dos nossos canais a saber:

  • Bilheteria
  • Site
  • App (Baixe já nosso aplicativo: Viação Sertaneja)
  • Venda embarcada realizada por nossos auxiliares de viagem.

Sim. As passagens podem ser adquiridas em todos os nossos canais/pontos de vendas com sessenta dias de antecedência da viagem.

As passagens adquiridas pelo site e App podem ser retiradas com até sessenta dias de antecedência nas bilheterias localizadas nos terminais rodoviários.

  • Cancelamento:
  • Em caso de desistência, o passageiro tem direito ao reembolso da passagem, até três horas antes do horário previsto de embarque, bastando para isso, apresentar-se em qualquer de nossas bilheterias, com a passagem completa em mãos e preencher o requerimento de devolução, que será feito em conta informada, em até trinta dias.
  • Havendo a devolução, será retido 5% do valor pago a título de multa compensatória, conforme previsto na resolução 4432.

 

  • Remarcação:
  • Após as três horas que antecedem o horário previsto de embarque, o passageiro terá direito apenas a remarcação do seu horário e dia de embarque, bastando para isso apresentar o bilhete em nossa bilheteria. O bilhete tem validade para remarcação no período de um ano, contado a partir da data da emissão do mesmo.
  • É facultado à transportadora efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor pago.

 

 

  • Criança

A criança, até 5 anos, 11 meses e 29 dias tem direito à gratuidade, no colo.

Para o embarque da criança será necessário apresentar documento oficial que comprove o parentesco da criança com seu acompanhante ou autorização judicial.

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  • Jovem de baixa renda

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto e 2 poltronas com 50% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Ter idade entre 15 e 29 anos.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Apresentar carteira emitida pela Secretaria Nacional da Juventude ou apresentar por meio de internet, o cadastro para o benefício.
  • Solicitar o bilhete com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário previsto de embarque.

Os benefícios e regras para as linhas interestaduais são definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), portanto, valem apenas para linhas interestaduais e em horários convencionais.

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  • Idosos

Linhas Interestaduais:

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 60 anos.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Apresentar comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
  • Reservar a passagem com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário previsto de embarque.
  • Esgotadas as vagas com 100% de desconto, o idoso tem direito ao desconto de 50%, podendo solicitar o bilhete com qualquer antecedência.

Os benefícios e regras para as linhas interestaduais são definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), portanto, valem apenas para linhas interestaduais e em horários convencionais.

 

Linhas Intermunicipais:

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 65 anos.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Reservar a passagem com, no mínimo, 12 horas de antecedência do horário previsto de embarque.
  • No dia da viagem, apresentar-se na bilheteria, com antecedência mínima de trinta minutos para confirmação da viagem e emissão do bilhete.
  • O não comparecimento acarretará no cancelamento do benefício.

Os benefícios e regras para as linhas intermunicipais são definidos pelo DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), portanto, valem apenas para linhas intermunicipais e em horários convencionais.

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  • Pessoas com deficiência

Linhas Interestaduais:

  • O beneficiário deverá solicitar o seu bilhete com pelo menos 3 horas de antecedência em relação ao horário de embarque.
  • Apresentar documento oficial com foto e a carteira fornecida pelo Ministério dos Transportes.

Acompanhante da pessoa com deficiência:

O benefício de acompanhante só será fornecido se constar a descrição “Necessidade de acompanhante” na carteira de identificação da pessoa com deficiência e o mesmo for cadastrado no Ministério dos Transportes.

Os benefícios e regras para as linhas interestaduais são definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), portanto, valem apenas para linhas interestaduais e em horários convencionais.

 

Linhas Intermunicipais:

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Apresentar documento oficial com foto e carteira fornecida pelo Ministério dos Transportes.
  • Reservar a passagem com, no mínimo, 12 horas de antecedência do horário previsto de embarque.
  • No dia da viagem, apresentar-se na bilheteria, com antecedência mínima de trinta minutos para confirmação da viagem e emissão do bilhete.
  • O não comparecimento acarretará no cancelamento do benefício.

Acompanhante da pessoa com deficiência:

O benefício de acompanhante só será fornecido se constar a descrição “Necessidade de acompanhante” na carteira de identificação da pessoa com deficiência e cadastrado no Ministério dos Transportes.

Os benefícios e regras para as linhas intermunicipais são definidos pelo DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), portanto, valem apenas para linhas intermunicipais e em horários convencionais.

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No preço da passagem já está incluso o transporte de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, com os seguintes limites:

  • No bagageiro: O limite de peso é de trinta quilos e o volume não deve ultrapassar 0,3 metros cúbicos.
  • No porta-embrulhos: O limite de peso é de cinco quilos, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulho e não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros.
  • Excedidos os limites acima, a empresa efetuará cobrança pelo excesso de bagagens.

Crianças e adolescentes de até 15 anos, 11 meses e 29 dias, somente poderão viajar acompanhadas dos pais, avós, tios, tias ou irmãos, sendo todos maiores de 18 anos e comprovado o parentesco documentalmente. No caso de estarem acompanhadas de pessoas maiores de idade mas, sem o grau de parentesco exigido ou desacompanhadas,  o embarque só é permitido com autorização judicial.

Adolescentes com idade igual ou maior de 16 anos podem viajar sem acompanhante, desde que apresentem documento oficial com foto que comprove a sua idade.

O transporte de animais domésticos em viagens realizadas em veículos de transporte coletivo intermunicipal de passageiros é disciplinado por ato normativo do DER/MG, que tem como base a Resolução nº 26 de 21/05/98 do CONTRAN e a Lei Estadual nº 13.655 de 14/07/00. Não pode ser transportado, nas viagens intermunicipais, animal que, por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros. O transporte de animal doméstico vivo somente será permitido se forem atendidas as seguintes condições: > consultar previamente a empresa de transporte coletivo de passageiros, responsável pelo atendimento, sobre a viabilidade do transporte; > o animal não poderá ser transportado junto com os demais passageiros, exceto o cão-guia acompanhante de deficiente visual, conforme disposto na Lei Federal nº 11.126 de 27/06/05; > o passageiro responsável pelo animal deverá apresentar a GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL – GTA, de acordo com o modelo definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, na Instrução Normativa nº 18, de 18/07/06, fornecida por médico veterinário credenciado pelo Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura. No transporte em viagem intermunicipal de cães e gatos, dispensa-se a GTA, sendo obrigatório, porém, o porte pelo passageiro responsável do ATESTADO SANITÁRIO, que também, é definido pela Instrução Normativa nº 18 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo emitido por um médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária; o animal deverá estar devidamente acondicionado em recipiente apropriado para transporte, isento de dejetos, água e alimentos e que garanta a segurança, a higiene e o conforto deste.

Você deve entrar em contato com uma de nossas filiais ou guichês de atendimento.

Sim. A empresa dispõe de excelente serviço de transporte de cargas e encomendas. Nosso serviço é marcado pelo eficiência e rapidez na entrega, isto por meio de logística integrada e inteligente. Possuímos frota própria e moderna de caminhões, além do transporte realizado por meio dos nossos ônibus, em viagens regulares.

Entrega rápida, eficiente, transporte seguro e expresso, são os predicados de excelência da Viação Sertaneja LTDA. Não deixe de consultar nossa tabela de preços e o nosso prazo de entrega. Contacte nossos estabelecimentos para maiores esclarecimentos.

Uma de nossas centrais está localizada em Belo Horizonte, na Rua Peçanha, 342, Bairro Carlos Prates. Telefone de contato  31 3201 4755. Email: logistica@viacaosertaneja.com.br.

A Viação Sertaneja dispõe de frota de ônibus para atender serviços de fretamento e turismo. Caso queira contratar nossos serviços, basta contactar-nos através dos nossos telefones ou pelo e-mail: turismo@viacaosertaneja.com.br .

Entre em contato pelo e-mail sac@viacaosertaneja.com.br ou ligue para o telefone (31) 3201-4919 (veja o campo Fale Conosco).

0800 880 2006
0800-880-2007 para deficientes de fala e audiçãoE-mail: sac@viacaosertaneja.com.br